DISTORÇÕES DO MERCADO X POTENCIAL DE DISRUPÇÃO X NOVA ECONOMIA

Renove consultoria empresarial DISTORÇÕES DO MERCADO X POTENCIAL DE DISRUPÇÃO X NOVA ECONOMIA

Os desafios das empresas diante de um mercado altamente competitivo, realçando as implicações das inovações disruptivas principalmente para as empresas estabelecidas no mercado.

Frente ao cenário económico atual, a tecnologia é tida como um fator chave na definição de melhores níveis de produtividade, qualidade, preço e flexibilidade por parte das empresas. É consensual que para crescer é necessário a tecnologia, contudo a questão que se coloca em causa é se esta cria ou não processos/ produtos inovadores capazes de criar uma vantagem competitiva para as empresas. Neste breve artigo, abordamos o desafio enfrentado pelas organizações em um mercado competitivo, particularmente para o caso da entrada de inovações disruptivas no mercado. O desafio que as organizações enfrentam, é retratado o “dilema dos inovadores”.

Operadoras de TV a cabo “forçam” aquisição de pacotes com 20, 30 ou até mais canais, quando os clientes querem apenas dois ou três, ou seja, clientes comprando mais do que necessitam.

Redes de Hotéis não ofertando serviço de check-in facilitado através de smartphones, serviço esse já providenciado por diversas companhias aéreas.

Operadoras de Plano de Saúde não oferecendo serviço de agendamento de consultas médicas e exames laboratoriais, serviço esse já fornecido por startups como Dr. Consulta, Boa Consulta entre outras.

Agências de Viagens prestando serviços quase dispensáveis se comparados as facilidades das plataformas existentes como TRIVAGO, Booking, entre outras. Plataformas que possibilitam comparativo de preços, disponibilidade por data e outras opções como atendimento 24 x 7. Levando em consideração outros serviços de outras plataformas como AIRBNB e UBER então.

Tipos de Disrupção

Disrupção detectável, ocorre quando uma startup cria um modelo que afeta o modelo tradicional e é percebida com curiosidade. De maneira geral é ignorada pelos executivos das empresas já existentes, pois nem aparece nas pesquisas de mercado.

Disrupção nítida, ocorre quando uma startup começa a crescer e outras similares começam a despontar. Uma pequena parcela do mercado utiliza seus produtos e/ou serviços e a reação típica das empresas é criar novas ofertas dentro de seu modelo para contra-atacar. O pensamento linear no geral é, “uma startup tendo menos de 10% do mercado, vai demorar para ameaçar as grandes corporações dominantes”. 

Disrupção inevitável, ocorre quando uma massa crítica é alcançada e o mercado tende a adotar em grande proporção a inovação. As empresas tradicionais, iniciam processo de apelação para regulação como medida defensiva. 

Disrupção “new normal”, ocorre quando o novo modelo predomina, e o antigo começa a desaparecer. As empresas tradicionais que não conseguiram entender a mudança na dinâmica do mercado não sobrevivem ou perdem sua relevância.

As perguntas que deixamos para reflexão:

Sua empresa, está inserida dentro de um contexto de distorção de mercado?

Existe algum potencial de Disrupção no mercado que trabalha?

Quais ações sua empresa e você estão tomando diante da Nova Economia?

Caso precise de ajuda, agende uma reunião com um de nossos consultores especializados nessa área para te apoiar.





Solicite Uma Reunião

X